Coleção Lia e Nico

23 x 23
24 pp.
Corrida dos caracóis
Global (2010)

Lia e Nico resolvem apostar uma corrida de caracóis: uma viagem a lugares inesperados, sobe e desce, parece não chegar ao fim. Um momento mágico, no rastro dos caracóis.



Antes da chuva
(no prelo)

Lia e Nico recebem um convite para uma festa. Quem teria enviado? E onde seria? Eles precisam se apressar pois as nuvens já se amontoam no céu...






30 x 30
32 pp.
Muli
DCL (2010)

No Vale dos Monstros, todos treinam pequenas e grandes monstruosidades. Mas Muli não consegue assustar ninguém. Os outros monstros olham pra ele, acham graça... Mas monstro não ter que ser engraçado. Tem que assustar!

ver ilustrações do livro






12 x 19
80 pp.
O violoncelista
História de Kenji Miyazawa
Tradução de Lúcia Hiratsuka
Edições SM (2009)

Goshu é violoncelista, mas sua reputação como músico não é das melhores. Nos ensaios da orquestra para uma grande apresentação na cidade, ele só leva bronca do maestro. Embora ressentido, Goshu continua a dar o máximo de si. Em sua cabana, ele pratica noite após noite em meio a visita de pequenos animais implorando que toque.

MENÇÃO ALTAMENTE RECOMENDÁVEL FNLIJ 2010 - TRADUÇÃO

ver ilustrações do livro






12 x 19
144 pp.
Os livros de Sayuri
Edições SM (2008)

Sayuri esconde um livro, antes que todos os livros da sua casa sejam enterrados. Mas a menina ainda não sabe ler. Apesar da escola que anda fechada, ela e seus amigos tentam encontrar um jeito de estudar, sem serem descobertos. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, época em que o Brasil cortou relações diplomáticas com o Japão.

PRÊMIO LITERÁRIO NIKKEY 2009

ver ilustrações do livro






20,5 x 27,5
48 pp.
Festa no céu / Festa no mar
DCL (2008)

Por que as tartarugas têm o casco rachado? No Brasil, contam que foi por causa de uma festa no céu, só para quem tem asas. Do outro lado do mundo, contam que foi por causa de uma festa no mar, no maravilhoso Castelo do Rei Dragão, onde só vivem seres da água. Este livro traz duas lendas, uma brasileira e outra japonesa, cada uma começando de um lado. E as duas histórias se juntam no meio.

PNBE 2010 FNDE/MEC

ver ilustrações do livro






16 x 28
48 pp.
Histórias tecidas em seda
Cortez (2007)

Um jovem salva uma cegonha e, passados alguns dias, recebe a visita de uma moça. A mãe, antes de falecer, coloca um vaso na cabeça da filha, prometendo que o objeto lhe trará felicidades. E um camponês apaixona-se por uma jovem celeste.
O pássaro do poente, Hachikazuki e Tanabata são três histórias japonesas muito antigas, delicadas como uma seda, contadas e recontadas por várias gerações.

PNBE 2009 FNDE/MEC
PRÊMIO FNLIJ 2008 - CATEGORIA RECONTO
SELEÇÃO FNLIJ 45ª FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLOGNA

ver ilustrações do livro






21 x 28
48 pp.
Histórias de Mukashi
Elementar (2007)

Este livro traz uma coletânea de seis contos. Um camponês salva uma raposa e recebe a visita de uma moça misteriosa, um jovem é expulso da aldeia por não abrir mão do seu sonho, moradores de um povoado acham que existe um Paraíso no Fundo do Mar onde vivem os dragões, um jovem esperto torna-se invisível, três irmãos em busca de pêras milagrosas e um casal de velhinhos que recebe uma graça no ano-novo. São personagens simples, humildes, que buscam uma vida melhor procurando sempre ouvir a voz da natureza e do divino.

PNBE 2009 FNDE/MEC

ver ilustrações do livro






27.5 x 20.5
48 pp.
Contos da montanha
Edições SM (2005)

Três contos de mistério, medo e humor da tradição oral japonesa. Yukionna, a mulher da neve, não deixa voltar vivo para casa quem olha para ela. O terrível Oni trava um duelo mortal com um samurai poderoso. E Yamauba, a velha da montanha, quer porque quer comer um pequeno aprendiz de monge que colhe castanhas na floresta.

3º LUGAR PRÊMIO JABUTI MELHOR ILUSTRAÇÃO 2006
MENÇÃO "ALTAMENTE RECOMENDÁVEL" PARA CRIANÇAS - FNLIJ 2005
SELEÇÃO FNLIJ 43ª FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLOGNA 2003

leia mais » os contos populares do Japão
ver ilustrações do livro






12 x 19
72 pp.
Lin e o outro lado do bambuzal
Edições SM (2004)

De um lado, está a floresta em que vive Lin, um filhote de raposa. Do outro, um casa na qual mora Yumi, uma menina que toca a música mais linda que o filhote já escutou. Separando os dois há um grande bambuzal, onde um brotinho de bambu muito baixinho sonha em crescer e ficar bem alto para conhecer o mundo.

PNBE 2005 FNDE/MEC
PNLD 2005 FNDE/MEC

leia mais » comentários
ver ilustrações do livro






21 x 28
24 pp.
Urashima Taro
Global (2001)

Urashima Taro, um jovem pescador, salva um filhote de tartaruga na praia. Dias depois, surge uma tartaruga enorme no meio das ondas e o convida para conhecer o Paraíso do Fundo do Mar.

ACERVO BÁSICO - FNLIJ 2001

ver ilustrações do livro






17 x 22
24 pp.
Um rio de muitas cores
Studio Nobel (1999)

A história de uma menina que sai de casa com um cesto de flores. Para onde ela irá? Para quem é seu presente? O que pode acontecer pelo caminho? Neste livro de imagem, o leitor é convidado a fazer uma viagem pelo rio que atravessa campos, matas, vilas, cidades, e fazer suas próprias descobertas.

EM EDIÇÃO ESPECIAL PARA O EQUADOR: Un río de muchos colores - SELO ALFAGUARA EDITORIAL Santillana, 2001.

ver ilustrações do livro





outros trabalhos

(fora de catálogo)




21 x 28
24 pp.
Kaguya Hime
Callis, 1998

Uma linda menina é encontrada dentro de um bambu que brilha. É uma princesa da lua, cheia de encantos, que fascina a todos, nobres e príncipes, e traz muita alegria e riqueza para um casal de velhinhos. Mas, um dia, ela tem de partir...


Issum Boshi
Lúcia Hiratsuka e Lúcia Pimentel Góes
Callis, 1998

Issum é uma antiga unidade de medida, equivalente a mais ou menos três centímetros. Issum Boshi viaja em um owan, usando um hashi como remo e uma espada-agulha na cintura. O pequeno samurai luta contra um Oni e, com determinação e esforço, alcança seus objetivos.





21 x 28
24 pp.
Coleção Contos e Lendas do Japão
Estação Liberdade, 1995

Hatikazuki Hime: a princesa e o vaso
Momotaro, o menino que nasceu do pêssego
Tanabata: encontro nas estrelas


PRÊMIO APCA - MELHOR PRODUÇÃO EDITORIAL 1996
"ALTAMENTE RECOMENDÁVEL" PARA CRIANÇAS - FNLIJ 1995


Coleção Contos e Lendas do Japão
Estação Liberdade, 1993

Issum Boshi, o Polegarzinho
Kaguya Hime
O abanador mágico do Tengu
O casamento da ratinha
O pássaro do poente
Urashima Taro





CD de Histórias
(esgotado)
Mukashi... Ima
Casa de Bambu / MCD, 1997

As histórias aqui narradas têm sido referência para o povo japonês, pois expressam os temores, o desejo, a esperaça em uma vida melhor, os ideais sempre presentes em qualquer época. Mukashi... Ima: histórias de ontem... hoje.

Narração: Bia Grimaldi e Cristina Sano
Roteiro: Lúcia Hiratsuka e Peter O'Sagae
Música e Mixagens: Mário Brasil





Vídeo - NTSC 33min
(esgotado)
Contos e Lendas do Japão
Santa Clara, 1996

Seis histórias contadas com desenho e música traduzem o universo cheio de mistério e magia do Japão... histórias de ontem, hoje e sempre.

Desenhos: Lúcia Hiratsuka
Músicas: Mário Lima Brasil
Roteiro: Marta Nassar
Direção: Fábio Almeida

Projeto realizado com o apoio da Fundação Japão, Lei de Incentivo à Cultura - Secretaria do Estado da Cultura - Governo do Estado de São Paulo.